FARMACÊUTICO

A Profissão Farmacêutica surgiu em Portugal no século XIII, sendo os farmacêuticos designados inicialmente por boticários. Atualmente, é possível encontrar no nosso país mais de 15.000 farmacêuticos, a exercer atividade nas mais diferentes áreas.

O farmacêutico é um profissional de saúde altamente especializado no medicamento, desempenhando um papel de destaque em todas as fases do seu circuito, desde a sua produção à dispensa e respetiva toma pelo cidadão. Intervém ainda enquanto especialista em análises clínicas, proporcionando o acesso a resultados laboratoriais de qualidade, assim como à sua validação biopatológica e respetiva interpretação.

Os farmacêuticos portugueses estão disponíveis para uma maior intervenção em áreas assistenciais e prestação de cuidados de saúde diferenciados, em articulação com os diferentes níveis de cuidados de saúde e com os restantes profissionais de saúde.

Com uma visão de futuro, os Farmacêuticos preparam-se para os diversos desafios apostando diariamente no seu desenvolvimento profissional e contínuo, com o intuito de acompanhar os progressos técnico-científicos e dar resposta às necessidades dos cidadãos, dos profissionais de saúde com que se relaciona, do Serviço Nacional de Saúde, e do país em geral.

A PROFISSÃO

A nível nacional, a profissão apresenta um perfil demográfico maioritariamente feminino e bastante jovem, sendo que 68% dos farmacêuticos tem uma idade inferior a 45 anos e 41% tem menos de 35 anos. Estes dados são demonstrativos do aumento substancial de cobertura farmacêutica em Portugal nas últimas duas décadas.

Mas onde podemos encontrar os farmacêuticos?

Os farmacêuticos exercem a sua atividade em diversas áreas, nas quais se destacam as áreas clássicas, nomeadamente:

Sabe o que esperar de um farmacêutico?